Ciência invade Braga em novembro
Cidade aceita desafio para acolher Mês da Ciência.
Braga está a trajar-se de cientista para receber o Mês da Ciência já em novembro. O desafio foi lançado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) após o sucesso da iniciativa no Porto.
O Mês da Ciência terá também conferências e exposições em Coimbra e, caminhando mais para sul desta cidade, o programa não deixa de fora Lisboa, mais concretamente o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da capital, que será palco do lançamento do estudo Cultura Científica em Portugal: ferramentas para perceber o mundo e para aprender a mudá-lo, dia 23 de novembro.
Convidado "cérebro" internacional da Matemática
Esta autêntica festa dedicada à Ciência arranca a 11 de novembro, em Coimbra, com a conferência Matemática, Cultura e Criação. O evento vai trazer ao nosso País um dos maiores matemáticos da atualidade, o francês Cédric Villani, cuja biografia pode ser visitada no site oficial do próprio: www.cedricvillani.org/biography (em francês e inglês).
O dia 19 é o ponto alto do mês dedicado à Ciência. Depois de em junho ter organizado uma conferência na Casa da Música, no Porto, para debater o universo digital e o impacto das novas tecnologias, a FFMS vai agora fazer um novo encontro nacional. Desta vez o debate será em Braga e o destaque vai para a importância do conhecimento científico para a Sociedade e para a Política.
"A confirmar-se a tendência que já houve no Porto, contamos com outro sucesso na mobilização da população mais jovem para participar neste encontro", afirmou Nuno Garoupa, presidente da FFMS, ao Correio da Manhã.
Suba o pano para a Ciência em três atos
Com o nome de A ciência em três atos: sociedade, prosperidade e política, o evento vai decorrer entre as 9h00 e as 20h00 no Theatro Circo, localizado na Avenida da Liberdade de Braga. Até ao dia 26 de outubro pode adquirir cada bilhete por 15 euros, à venda no site da FFMS e no local do debate. No entanto, a partir dessa data, o valor dos ingressos sobre para 20 euros. No caso de ser estudante paga apenas três euros. Seja qual for o preço, todos os bilhetes têm almoço incluído.
Para a cidade de Braga este debate não podia vir em melhor altura. "Vai demonstrar que Braga está no roteiro internacional da Ciência, da investigação e que tem já muitos projetos de interligação entre os vários centros de investigação existentes na Universidade do Minho", explicou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal da cidade.
Coimbra tem mais encanto na hora da estatística
A exposição Pordata Viva: o poder dos dados vai mudar-se do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, para o Centro da Ciência Viva de Coimbra no dia 24 de novembro. Esta iniciativa (que pode recordar clicando no vídeo em baixo) teve mais de 110 mil visitantes em Lisboa e provou a crianças e adultos que os dados estatísticos não são um bicho-de-sete-cabeças.
"Os professores, os pais e os avós vão encontrar aqui algo que os encante e que torne ainda mais forte esta relação entre cada um de nós e as estatísticas", explicou ao CM Maria João Rosa, coordenadora da Pordata, o mais importante site com dados sobre Portugal, que pode visitar em www.pordata.pt.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt