Competições de eSports e transmissões online vão valer 3 mil milhões de euros em 2025

Mercado dos jogos digitais está em crescente popularidade.

09 de março de 2021 às 17:46
Competições de eSports e transmissões online vão valer 3 mil milhões de euros em 2025 Foto: Getty Images
Partilhar

Os eSports - desportos eletrónicos competitivos - são uma realidade cada vez mais presente na vida quotidiana dos jovens (e não só!) de todo o Mundo. Há quem já compare este fenómeno ao do futebol, tendo em conta o número cada vez mais crescente de jogadores e equipas profissionais e adeptos interessados em acompanhar as provas dos mais variados jogos competitivos existentes. Um estudo desenvolvido recentemente pela Juniper Research, denominado "eSports & Games Streaming: Emerging Opportunities & Market Forecasts 2021-2025" prevê que o valor de mercado dos eSports poderá crescer 70% nos próximos quatro anos, aumentando de dois para cinco mil milhões de euros.

A indústria global dos videojogos atingiu um rápido crescimento nos últimos anos, avaliado em mais de 150 mil milhões de euros e os eSports são consequência de um crescente interesse por parte dos admiradores em seguir os melhores jogadores desse setor.

Pub

Os eSports são muitas vezes comparados com eventos desportivos. Transmitidos em direto por diversas plataformas, a pesquisa aponta para mais de mil milhões de espectadores em 2025, um oitavo da população mundial.

Um dos responsáveis pelo relatório, Saidat Giwa-Osagie, afirmou: "As plataformas de 'streaming' bem-sucedidas serão aquelas que podem atender às diferenças nas regiões geográficas, incluindo 'streamers' populares localmente e títulos de jogos em eventos de eSports". Dessa forma, Giwa-Osagie prevê que a América do Sul seja uma das regiões mais importantes para o crescimento da indústria em 2022, ainda que 50% dos espectadores sejam oriundos da região Ásia-Pacífico.

Pub

Plataformas de vídeo online como o 'Youtube' ou a 'Twitch' ainda são as mais procuradas pelos adeptos de eSports para assistir às competições mundiais (mais ainda nesta fase de pandemia), mas muitos pavilhões e auditórios enchem-se de fãs para assistir ao vivo.

A procura levou, por exemplo, à construção de uma infra-estrutura, de cerca de 500 milhões de euros, na cidade canadiana de Toronto, com mais de sete mil lugares. A abertura está prevista para 2025.

O mercado dos jogos digitais sempre conquistou muitos fãs desde os anos 80, mas com a proliferação da internet, a indústria tornou-se uma realidade cada vez mais importante, levando vários desenvolvedores a afirmar que é mais rentável atualmente do que as indústrias de cinema e música juntas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar