page view

Artigo exclusivo

Turismo algarvio sofre perdas de 800 milhões de euros

Empresários algarvios, pessimistas com evolução para o setor hoteleiro, já falam numa “Páscoa comprometida”.

02 de março de 2021 às 01:30

No setor do alojamento turístico, o Algarve foi no ano passado uma das regiões mais afetadas, a par de Lisboa e da Madeira, e a tendência manteve-se no início deste ano, mas em todo o País. Em janeiro, face ao mesmo mês de 2020, as quebras atingiram 78,3% no número de hóspedes e de 78,2% nas dormidas, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística.

Na região algarvia, a recuperação do setor continua a ser uma miragem e nem o período de Páscoa parece ajudar. “A Páscoa está comprometida, este ano vai ser igual ou pior que o ano passado”, referiu ao CM Elidérico Viegas, presidente da AHETA, entidade que representa mais de 400 unidades hoteleiras e empreendimentos turísticos da região.

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a taxa de ocupação não foi além dos 5,6%. O responsável da AHETA explicou ao CM que “os números refletem reservas muito residuais”. Para o verão “a esperança recai nos portugueses”. No entender deste responsável, “estamos à beira de uma catástrofe económica e social”. Ou seja, a retoma só irá começar durante a Páscoa do próximo ano - dois anos após o início da pandemia em Portugal.

De uma forma mais estruturada, a AHETA considera que só daqui a quatro ou cinco anos é que será possível recuperar os números de 2019.

Quando cerca de 80% das unidades hoteleiras estão encerradas, Elidérico Viegas deixa um conselho para que na fase da retoma haja a “capacidade de recuperar a imagem internacional do País prejudicada devido aos números mais recentes da pandemia”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8