Descoberto o maior rio subterrâneo do Mundo
Um grupo de investigadores descobriram um curso de água de quatro quilómetros de profundidade. O rio nasce no Andes e desagua no Atlântico. Foi baptizado de Hamza.<br/><br/>
Há indícios de que se trata de um rio subterrâneo com a mesma extensão do rio Amazonas. Tudo indica que se encontra a quatro mil metros abaixo da maior bacia hidrográfica do Mundo.
Os dados foram revelados neste mês, por um grupo de pesquisadores da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional (ON), no Rio de Janeiro.
A descoberta é fruto do trabalho de doutoramento de Elizabeth Pimentel e coordenado pelo pesquisador Hamza.
O Hamza nasce no Peru, na Cordilheira dos Andes, a mesma região do Rio Amazonas.
“Essa linha de água permanece subterrânea desde a sua nascente, só que não tão distante da superfície. Tanto que temos relatos de pessoas daquele país, instalados na região de Cuzco, que utilizam este rio para agricultura. Eles sabem da existência desse fluxo debaixo de terrenos áridos e por isso fazem escavações para poços ou mesmo plantações”, afirmou o pesquisador indiano Valiya Hamza do Observatório Nacional.
O fluxo da água deste rio segue na vertical, sendo drenado da superfície até dois mil metros de profundidade.
Depois, próximo da região do Acre, o curso fica na horizontal e segue o percurso do Rio Amazonas, no sentido oeste para o leste, passando pelas bacias do Solimões, Amazonas e Marajó, até chegar ao oceano.
Por haver movimentação de água, os pesquisadores dizem não se tratar de um aquífero.
“Não é um aquífero, que é uma reserva de água sem movimentação. Nós percebemos que há movimentação de água, ainda que lenta, pelos sedimentos”, disse o pesquisador cujo sobrenome baptizou o novo rio.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt