Google ensina crianças a afiar facas
Aplicação para os mais novos tem conteúdo inapropriado e obriga a novo pedido de desculpas.
A aplicação YouTube Kids está novamente a ser criticada por possuir vídeos chocantes para as crianças. Não é a primeira vez que o conteúdo é considerado impróprio e a motor de busca é obrigada a apresentar um pedido de desculpas.
Segundo uma investigação da BBC Newsround, a aplicação móvel criada pela Google "para tornar mais segura e simples a exploração do mundo através de vídeos online" possuía vídeos que ensinavam as crianças a afiar facas, personagens de desenhos animados dentro de aviões em chamas e palhaços com as mãos ensanguentadas.
Katie O’ Donovan, gerente de políticas públicas da empresa, desculpou-se em nome da Google pedindo "imensas desculpas por qualquer dano ou desconforto" que possa ter sido causado. Segundo Katie, a empresa está "a iniciar o uso de máquinas para a identificação de conteúdo nefasto que é automaticamente revisto".
Não é a primeira vez que multinacional de serviços online e software tem a mesma falha. Em 2015, um grupo dedicado à segurança infantil das crianças encontrou conteúdo semelhante na aplicação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt