Google e Fiat constroem carro sem condutor
Tecnológica associa-se pela primeira vez a uma construtora.
A Alphabet, que detém a Google, associou-se à Fiat Chrysler para melhorar a tecnologia que permite construir carros sem condutor. A tecnológica está desde 2009 a trabalhar neste projeto mas é a primeira vez que se associa a uma empresa do setor automóvel.
A Fiat Chrysler vai entregar cerca de cem veículos Chrysler Pacifica à Google e disponibilizar engenheiros que estejam habilitados a integrar a tecnologia necessária a um carro autónomo. Espera-se que estes carros estejam a circular até ao final do ano. A intenção não é, por agora, comercializar estes carros, mas sim desenvolver mais testes.
"Será a primeira vez que trabalharemos diretamente com um fabricante automóvel para desenvolver os nossos veículos", afirmou a Google Car na sua página da rede social Google+.
Já John Krafcik, CEO do Projeto de Carro Autónomo da Google, ressalva que a Fiat Chrysler "tem uma equipa de engenheiros ágeis e experientes e a minivan Chrysler Pacifica Híbrida é adequada à tecnologia de direção autónoma do Google".
Atualmente, a tecnológica está a testar os carros autónomos com 70 protótipos Lexus, da Toyota, nos estados norte-americanos da Califórna, Texas, Washington e Arizona.
A tecnológica espera que os veículos sem condutor sejam colocados à venda em 2020.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt