Google recorda a matemática que impressionou Einstein
Emmy Noether revolucionou a Matemática e a Física.
O Google comemora, esta segunda-feira, o 133.º aniversário do nascimento da matemática alemã Emmy Noether, cujo percurso impressionou o próprio físico Albert Einstein, com um doodle na página inicial. A matemática conseguiu começar a dar aulas numa universidade quando as mulheres ainda não podiam sequer matricular-se.
Emmy Noether nasceu em 1882 na Baviera, Alemanha, no seio de uma família dedicada aos números. No início da vida escolar quis ser professora de inglês e francês, mas em 1909 seguiu os passos dos familiares e especializou-se em Matemática na Universidade de Gottinger.
Obteve os primeiros conhecimentos aprofundados na ciência exata assistindo clandestinamente às aulas que o pai, Max Noether, dava na universidade. Pouco depois conseguiu matricular-se e começou a liderar conferências após convite do professor David Hilbert, apesar de a maioria dos professores se terem manifestado contra esta nova atividade da matemática.
Doodle em memória de Emmy Noether
A carreira de Emmy Noether enquanto professora começou quando teve de substituir o próprio pai, durante sete anos, mas sem receber qualquer ordenado. No entanto foi com as suas teorias sobre álgebra que conseguiu revolucionar a Matemática. Na Física também conseguiu deixar a sua marca com um teorema que tem o seu próprio nome e defende que "cada simetria corresponde a uma lei de conservação e vice-versa".
Ao todo, a alemã deixou-nos 45 trabalhos de investigação e inspirou outras grandes referências da Matemática como Max Deuring, Hans Fitting, Chiungtze Tsen e Olga Taussky Todd.
Emmy Noether morreu em 1935, aos 53 anos, depois de se ter mudado para os EUA e lhe terem extraído um quisto do ovário. A causa da morte da matemática alemã terá mesmo sido uma infeção pós-operatória quatro dias depois da intervenção cirúrgica.
Veja todos os outros doodles aqui.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt