Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia

Google assinala o Dia do Pai

Motor de busca faz doodle animado para celebrar os afetos entre pais e filhos.
P.Z.G. 19 de Março de 2015 às 16:57
Um pai e um filho abraçam-se no doodle que celebra o Dia do Pai
Um pai e um filho abraçam-se no doodle que celebra o Dia do Pai FOTO: Google

Esta quinta-feira, 19 de março, celebra-se o Dia do Pai e o Google não esqueceu a data, assinalando-a com um doodle. Na página inicial do motor de busca pode ver-se um boneco animado, desenhado a verde, que aborda o carinho e o amor entre pais e filho. Começa por mostrar um pinguim a chocar os ovos, depois passa para duas raposas (pai e filho), seguidamente para um macaco com os filhos às costas e termina com uma criança a surpreender o pai com um coração e um abraço.

O dia do pai celebra-se na Península Ibérica desde 1948. Na altura, os pais dos alunos de uma turma da Escola do bairro de Belmonte, em Madrid, decidiram assinar uma petição para que se celebrasse o seu dia, já que já se assinalava o Dia da Mãe. A professora, Nely, atendeu ao pedido e inaugurou a festa, que foi celebrada com uma missa.

Nely era muito religiosa e instituiu o Dia do Pai no dia de S. José, 19 de março. Depois da celebração religiosa, os filhos presentearam os pais com peças de teatro, poesias, textos e pequenas lembranças feitas na escola.

O sucesso da festa propagou-se com ajuda da comunicação social espanhola e acabou por se estender a toda a Península Ibérica três anos depois, em 1951.

Veja todos os outros doodles aqui.

Dia do Pai Google Península Ibérica Escola Madrid Dia da Mãe S. José questões sociais família
Ver comentários