Google 'transforma' ecrãs em computadores
Chromebit é a nova aposta da tecnológica.
O novo Asus Chromebit é do tamanho de um charuto e, ainda assim, é um pequeno computador capaz de correr softwares se for ligado a um ecrã LCD ou a um televisor, desde que tenha uma entrada HDMI. O gadget vem equipado com 2 GB de memória RAM, armazenamento de 16 GB e ligações por USB, Bluetooth e Wi-Fi.
De acordo com o vice-presidente da Google, Caesar Sengupta, este aparelho vai chegar ao mercado norte-americano ainda este verão por menos de cem dólares e vai permitir aos utilizadores aceder a programas como processadores de texto, folhas de cálculo, correio eletrónico e vídeos online. Tudo com o cunho do novo sistema operativo do gigante norte-americano, o Chrome OS.
A filosofia seguida pelo novo gadget é simples: transformar qualquer ecrã num computador, onde quer que esteja, de forma a reduzir a dependência dos aparelhos tradicionais e de todos os contrangimentos físicos que os mesmos acarretam. Ainda assim, o software exige um rato e um teclado para navegar.
Investir no futuro da tecnologia
Em março foram revelados novos modelos de portáteis com preços desde os 149 dólares (132 euros) e este verão é lançado o novo Chromebook ultra-fino, que se converte num tablet com ecrã tátil (híbrido).
Antes de tudo isto, a Google tinha lançado o Chromecast, uma pen drive que 'transforma' televisões mais antigas em Smart TV, com streaming de vídeo e séries da Internet. Com o mesmo hardware do Chromebook, o novo Chromebit é uma extensão desta ideia e é mais rápido a correr várias aplicações ao mesmo tempo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt