Fotos íntimas de anónimos na net
Entre as imagens divulgadas estarão fotos de nudez de menores.
Cerca de 200 fotos e vídeos privados do Snapchat foram divulgados na passada quinta-feira por hackers no fórum 4chan, o mesmo site envolvido na polémica das fotos de nudez das celebridades há umas semanas.
A app Snapsave e o site Snapsaved, relacionados com o Snapchat mas que pertencem a outras empresas, permitem que os utilizadores guardem as fotos e vídeos recebidos. O que estes não sabem é que estas ficam guardadas também na base de dados online. O Business Insider revela que poderá ter sido através deste site, ou da aplicação, que os piratas informáticos acederam às fotos.
As imagens divulgadas incluem fotografias de nudez de menores, visto que a maioria dos utilizadores desta app têm entre 13 e 17 anos. A sua partilha e divulgação pode ser considerada crime.
No 4chan já se encontra uma nova base de dados que permite procurar as fotos por nome de utilizador. Os próprios utilizadores revelam, em comentários, que as fotos foram recolhidas do Snapsaved.
"Os snapchatters [utilizadores do Snapchat] foram vitimizados pelo uso de outras aplicações para enviar e receber Snaps, uma prática expressamente proibida nos nossos Termos e Utilização precisamente por comprometer a segurança dos utilizadores", afirma o comunicado da app oficial.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt