page view

Hackers usam Wi-Fi para atacar smartphones

Revelações feitas por especialista em segurança.

23 de abril de 2015 às 14:40

Muitas pessoas pensam que os ataques DoS (denial of service, negação de serviço) só acontecem aos sites de empresas e aos servidores, mas nem sempre é assim.A empresa norte-americana de segurança Skycure revelou a sua última pesquisa esta terça-feira, numa conferência de imprensa, em S. Francisco, nos Estados Unidos. Mostraram como é que os hackers conseguem criar redes de Wi-Fi maliciosas para 'mandar abaixo' dispositivos móveis com muita eficácia.

Os ataques DoS ocorrem quando os hackers enviam tráfico sem fim para apenas uma fonte, fazendo com que a mesma vá abaixo. Mas não são meramente direcionados a websites. De facto, investigadores provaram que é possível atacar smartphones com o sistema operativo iOS, fazendo ou que as aplicações se desliguem ou que o próprio telefone vá abaixo.

A empresa norte-americana de segurança Skycure revelou a sua última pesquisa esta terça-feira, numa conferência de imprensa, em S. Francisco, nos Estados Unidos. Mostraram como é que os hackers conseguem criar redes de Wi-Fi maliciosas para 'mandar abaixo' dispositivos móveis com muita eficácia.

O CEO, Adi Sharabani, afirmou ao site Business Insider que a maioria das pessoas pensa que quando uma app 'crasha' está apenas com problemas técnicos, quando muitas vezes são ataques cibernéticos. Desta forma, Adi e a Skycure decidiram enfrentar o problema vendo o problema pelos olhos dos criminosos. Perguntaram-se "É possível preparar um programa que, quando ativado, consiga mandar abaixo um telefone?". Ao que parece a resposta é que sim, pelo menos em dispositivos iOS.

Tudo o que o hacker tem de fazer é criar uma rede sem fios à qual os telemóveis se possam ligar. Assim que o dispositivo estiver ligado à rede, o hacker pode lançar um script capaz de fazer com que o telefone se desligue.

"Não há nada que possa fazer para evitar este tipo de ataques", explicou o CEO. Ainda assim, o recomendado é evitar as redes de internet gratuitas que encontra na rua.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8