Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
9

Hackers usam Wi-Fi para atacar smartphones

Revelações feitas por especialista em segurança.
J.F.S. 23 de Abril de 2015 às 14:40
Cibercrime foi o que mais cresceu em Portugal
Cibercrime foi o que mais cresceu em Portugal FOTO: Carlos Tiago /Jupiter Images

Muitas pessoas pensam que os ataques DoS (denial of service, negação de serviço) só acontecem aos sites de empresas e aos servidores, mas nem sempre é assim.

Os ataques DoS ocorrem quando os hackers enviam tráfico sem fim para apenas uma fonte, fazendo com que a mesma vá abaixo. Mas não são meramente direcionados a websites. De facto, investigadores provaram que é possível atacar smartphones com o sistema operativo iOS, fazendo ou que as aplicações se desliguem ou que o próprio telefone vá abaixo.

A empresa norte-americana de segurança Skycure revelou a sua última pesquisa esta terça-feira, numa conferência de imprensa, em S. Francisco, nos Estados Unidos. Mostraram como é que os hackers conseguem criar redes de Wi-Fi maliciosas para 'mandar abaixo' dispositivos móveis com muita eficácia.


O CEO, Adi Sharabani, afirmou ao site Business Insider que a maioria das pessoas pensa que quando uma app 'crasha' está apenas com problemas técnicos, quando muitas vezes são ataques cibernéticos. Desta forma, Adi e a Skycure decidiram enfrentar o problema vendo o problema pelos olhos dos criminosos. Perguntaram-se "É possível preparar um programa que, quando ativado, consiga mandar abaixo um telefone?". Ao que parece a resposta é que sim, pelo menos em dispositivos iOS.

Tudo o que o hacker tem de fazer é criar uma rede sem fios à qual os telemóveis se possam ligar. Assim que o dispositivo estiver ligado à rede, o hacker pode lançar um script capaz de fazer com que o telefone se desligue.

"Não há nada que possa fazer para evitar este tipo de ataques", explicou o CEO. Ainda assim, o recomendado é evitar as redes de internet gratuitas que encontra na rua.

S. Francisco Adi Sharabani hackers usam Wi-Fi atacar smartphones telefones telemóveis
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)