O que é e como opera a Cloudflare, a nuvem que deixou hoje milhares de sites em baixo
Empresa fornece serviços de distribuição de conteúdos e serviços de segurança. Causas da falha estão ainda por apurar, mas problema está resolvido.
Uma instabilidade no serviço de distribuição de conteúdo na nuvem da Cloudflare afetou esta terça-feira milhares de 'sites' e aplicações como a rede social X, o ChatGPT, Spotify, Canva entre muitos outros. Em Portugal, sites como o do Observador, da agência Lusa e do jornal ECO também registaram problemas.
Os primeiros relatos da interrupção começaram a circular esta terça-feira, com vários utilizadores a relatarem o surgimento do "Erro 500", um código genérico que indica um problema no servidor.
Mas afinal o que é a Cloudflare e por que criou todos estes problemas?
Não é apenas uma ferramenta de hospedagem de 'sites'.Trata-se de um serviço de infraestrutura da Internet que fornece serviços para milhões de sites e aplicações 'online' em todo o mundo. Em termos gerais é um serviço que fica entre o utilizador e o servidor que hospeda um site. Isto pressupõe que quando existe um problema na Cloudflare, o próprio serviço fica indisponível e com isso cria problemas aos milhões de site que dependem dos seus serviços.
A Cloudflare opera uma Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN), que basicamente copia o conteúdo de um site e armazena-o em servidores em todo o mundo. Quando um utilizador acede a um site, a CDN fornece o conteúdo do servidor mais próximo, fazendo com que o site carregue mais rapidamente. Igualmente importante, a Cloudflare fornece serviços de segurança cruciais, incluindo proteção contra ataques massivos.
Quando a Cloudflare apresenta uma falha, qualquer site que dependa da sua CDN ou itens de segurança sofre imediatamente falhas. O tráfego da 'web' não consegue encontrar o conteúdo ou encontra o 'link' danificado no sistema da Cloudflare, o que resulta em mensagens de erro do servidor.
Por que ocorreu a interrupção do serviço Cloudflare?
Embora o problema oficial ainda esteja por apurar, uma das causas que está a ser investigada é um período de manutenção programada. A Cloudflare tinha lançado um alerta sobre uma manutenção no seu Data Center em Santiago do Chile, alertando que o tráfego poderia ser redirecionado... mas só naquela região.
Por volta das 16h00 desta terça-feira, a Cloudflare informou já ter corrigido os problemas técnicos que deixaram vários 'sites' com falhas nas últimas horas. A empresa refere que foi implementada uma correção, pelo que acredita que o incidente já está resolvido.
Ainda assim, garante que "continua a monitorizar os erros para garantir que todos os serviços voltem ao normal", pois "alguns clientes podem ainda estar a enfrentar problemas para aceder ou usar o painel da Cloudflare".
Esta não é a primeira vez que a Cloudflare enfrenta falhas. Em agosto, um caso envolvendo o tráfego de um cliente que saturou as conexões da Cloudflare provocou um apagão generalizado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt