Estrada recarrega bateria de carros elétricos
Autonomia dos veículos 'verdes' vai deixar de ser um problema.
A empresa responsável pelas autoestradas britânicas anunciou que vai testar novas vias capazes de recarregar as baterias dos carros elétricos em circulação. Esta estrada vai resolver o problema da autonomia reduzida dos veículos 'verdes'.
A Highway England não revela muitos pormenores acerca da tecnologia utilizada na construção desta infraestrutura, pelo menos até escolher a empresa responsável pela obra. Sabe-se, no entanto, que a pista de testes terá instalado por baixo do piso um sistema capaz de recarregar a bateria de viaturas 100% elétricas ou híbridas, que utilizem um recetor sem fios específico, e que estejam em movimento.
Segundo Andrew Jones, ministro dos Transportes do Reino Unido, "
o governo vai investir 500 milhões de libras [696 milhões de euros] nos próximos cinco anos para manter a Grã-Bretanha na vanguarda desta tecnologia"
Entre os céticos a esta inovação está o diretor do Cardiff Business School's Electric Vehicle Centre of Excellence, Paul Nieuwenhuis, que vê o custo como um entrave a este projeto e duvida que o investimento valha a pena.O Reino Unido não é o primeiro país a querer implementar esta tecnologia às vias públicas. A Coreia do Sul já possuí um trecho de estrada com 12 quilómetros de extensão capaz de carregar a bateria de autocarros elétricos.A fabricante de automóveis Volvo já anunciou também que vai construir em Gotemburgo um percurso com 300 a 500 metros para realizar testes nesta área de inovação tecnológica.
Veja em vídeo a apresentação de um dos melhores carros elétricos do mundo:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt