page view

Novo Tesla acelera tanto como o McLaren F1

Atinge os 100 km/h em 3 segundos, ajusta a velocidade, muda de faixas sozinho e só custa eletricidade.

10 de outubro de 2014 às 20:13

Apresentação do novo carro elétrico da Tesla

O mundo automóvel conheceu um novo marco há menos de 24 horas. Na noite desta quinta-feira, a Tesla Motors apresentou a sua quarta versão da gama S, o P85D, que é um dos mais potentes carros do mundo, iguala os tempos de velocidade do McLaren F1 e supera os superdesportivos Mustang e Ferrari 358. O Tesla é um dos carros mais eficientes do mundo em termos de consumo já que é… elétrico.

Ponderaria comprar um carro elétrico?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Ponderaria comprar um carro elétrico?

Nos últimos anos a Tesla, sob o comando de Elon Musk, tem gerado um enorme hype na comunidade automobilística e no evento que serviu de apresentação a este automóvel deu para perceber porquê.

Rápido e com cérebro

O P85D (e o D representa duplo motor, mas já lá vamos) vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos, um segundo mais rápido que o modelo anterior e iguala o tempo do McLaren F1. E além de superveloz e não queimar combustível de forma a obrigar o dono a encher o depósito a meio da viagem, já que é elétrico, este veículo é talvez o carro mais inteligente que já circulou em qualquer estrada.

O próprio carro lê os sinais de velocidade que encontra ao longo do percurso. Quando entrar numa zona onde muda o limite de velocidade, o carro reconhece isso mesmo. À partida este sistema não traz nada de novo, já que há vários veículos topo de gama com estas mesmas características, mas o que o novo Tesla promete fazer é reagir ao que encontra na estrada. Ou seja, ao passar de uma estrada onde circula a 90km/h e entra numa zona onde o limite máximo o obriga a circular a 70 km/h, o P85D ajusta a sua própria velocidade. A confirmar-se, é algo de inovador no mundo automóvel.

E graças a isto, o primeiro sistema de piloto automático já aí está. É que este veículo vai interagir com os outros carros à sua volta. Através de um sistema composto por 12 sensores espalhados pelo carro, o Tesla pode detetar o trânsito à sua volta e mudar de faixa de forma autónoma quando o condutor ativar o pisca.

Em relação à tal questão dos motores… O eixo de rodas dianteiras terá um motor enquanto as traseiras serão puxadas por outro diferente.

A velocidade de ponta deste veículo é de 250 km/h e vai começar a ser comercializado, pelo menos nos EUA, a partir de dezembro deste ano por 71 mil dólares (56 mil euros). Ainda não se sabe quando este modelo poderá chegar a Portugal nem quais os valores.

Um braço robótico levantou o chassis do novo veículo Tesla como se não fosse nada durante a apresentação de Elon Musk

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8