Threads: como funciona a nova rede social que conquistou dez milhões de utilizadores em apenas dez horas
Utilização é muito semelhante à do Twitter. Famosos como Kim Kardashian, Shakira e Jennifer Lopez já têm conta.
Esta quinta-feira a Meta, empresa dona do Facebook e do Instagram, lançou a "Threads" (fios em português), uma rede social muito parecida com o Twitter que procura captar utilizadores descontentes com a rede social de Elon Musk, que tem gerado muita controvérsia.
Marck Zuckerberg, líder e fundador da Meta, anunciou esta quinta-feira, através de uma publicação partilhada na Threads, que em sete horas a rede social já conta com dez milhões de utilizadores.
Mas afinal, como funciona este nova rede social que já conta com famosos como Kim Kardashian, Shakira e Jennifer Lopez?
Para que serve
A "Threads" apresenta-se, na App Store, como "um espaço onde as comunidades se juntam para discutir os tópicos de interesse". Tal como o Twitter, e ao contrário do Instagram, a utlização da rede social assenta na partilha de texto.
As publicações podem ter até 500 caracteres e incluir fotografias, links e vídeos, informa a Reuters.
Como funciona?
Esta funcionalidade, segundo especialistas citados pela Reuters, dá mais visibilidade à nova rede social da Meta.
Apesar de estar conectada com o Instagram, a definição de privacidade não tem de ser igual nas duas redes sociais. É possível ter uma privada e a outra pública.
O nome de utilizador terá de ser igual nas duas aplicações.
Em que dispositivos posso usar a Threads?
De momento, é possível usar apenas nos telemóveis com iOS ou Android. A Meta ainda não anunciou quando estará disponível em computadores.
Que conteúdos se podem publicar?
Que conteúdos se podem publicar?O The Guardian diz que a moderação do conteúdo será semelhante à do Instagram e mais restrita que no Twitter, onde publicações com nudez são permitidas. A Threads também estará mais atenta aos discursos de ódio, que têm proliferado no Twitter desde que Elon Musk é proprietário.
A rede social não vai ter publicidade?
A rede social não vai ter publicidade?É um tema que tem suscitado alguma discussão já que, ao contrário das restantes redes sociais com utilização semelhante, a Threads não tem publicidade. Segundo o The Guardian a nova aposta da Meta não terá publicidade este ano, mas deixou aporta aberta para o futuro.
Quando estará disponível em Portugal?
Quando estará disponível em Portugal?A aplicação ainda não pode ser utilizada na União Europeia (UE). Fontes da empresa de Zuckerberg, citadas pelo The Guardian, dizem que a Threads não cumpre os requisitos de privacidade da UE e que isso está a impedir a entrada no mercado europeu.
Principais críticas
Com apenas dez horas desde que foi lançada a nova rede social, que foi inaugurada com uma mensagem de Zuckerberg a dizer "Vamos a isto. Bem-vindos à Threads", promete ser mais combustível na disputa entre o dono da Meta e Elon Musk, que recentemente sugeriram resolver as desavenças num encontro de boxe.
Ainda assim, Zuckerberg mantém-se prudente e, em resposta a um utilizador que vaticinava o fim do Twitter, escreveu que "estamos apenas nos momentos iniciais da primeira ronda".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt