Tribunal de Frankfurt multa Meta em 100.000 euros por atraso na remoção de conteúdos
Foram publicadas na rede social Facebook informações falsas sobre um soldado destacado na Faixa de Gaza, que era apresentado como criminoso de guerra.
O Tribunal Regional de Frankfurt, na Alemanha, aplicou hoje uma multa de 100.000 euros à empresa norte-americana Meta, proprietária do Facebook, pela demora na remoção de conteúdos considerados falsos pela justiça.
Segundo o tribunal, foram publicadas na rede social Facebook informações falsas sobre um soldado destacado na Faixa de Gaza, que era apresentado como criminoso de guerra.
As publicações incluíam igualmente o nome e uma fotografia do militar.
O soldado avançou com uma providência cautelar junto da Câmara de Imprensa do Tribunal de Frankfurt, que, em 23 de março, ordenou à Meta a remoção dos conteúdos e advertiu a empresa para a possibilidade de aplicação de uma multa em caso de incumprimento.
Como as publicações permaneceram acessíveis na plataforma após a decisão judicial, o militar requereu a aplicação da sanção.
Os conteúdos acabaram por ser removidos entre 08 e 10 de abril, levando o tribunal a concluir que houve incumprimento da decisão inicial e a aplicar uma multa de 100.000 euros à 'gigante' da tecnologia.
A Meta está envolvida em vários processos judiciais, ao mesmo tempo que a Comissão Europeia ameaçar multar a tecnológica por permitir, na prática, que menores de 13 anos utilizem as redes sociais Facebook e Instagram, considerando ineficazes os mecanismos de controlo de idade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt