page view

App de locais onde mulheres fizeram história

'Women on the Map' é uma parceria entre ativistas e Google.

21 de março de 2015 às 15:39

A SPARK, um grupo de jovens raparigas que luta contra a sexualização nos meios de comunicação, criou uma aplicação que alerta para quando se passa num local onde uma mulher fez história.

O projeto surgiu após um relatório que mostrava que apenas 17% dos Google Doodles era sobre mulheres e apenas 4.3% sobre mulheres negras.

A Google contactou logo a associação para saber como podia mudar esta perspectiva e daí nasceu a Women on the Map (Mulheres no Mapa, em português). Esta funciona com app a Google Field Trips, que alerta para os locais interessantes na zona em que se encontra.

A iniciativa foi lançada a 3 de março e conta 119 histórias de mulheres de 28 países. O projeto é aberto, portanto, qualquer pessoa pode escrever um texto de 300 palavras sobre uma mulher e submetê-lo para a aplicação.

O intuito é mostrar tudo aquilo que as mulheres alcançaram, mesmo que não sejam uma escritora ou defensora de direitos humanos famosa. Aliás, o projeto incentiva a que se submetam histórias de mulheres comuns, que fizeram algo de importante mas que ficaria fora dos livros de história.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8