page view

Avião solar está a dar a volta ao mundo

Solar Impulse-2 já voou primeiras 12 horas sem combustível.

09 de março de 2015 às 19:03

Foram precisas 12 horas para o Solar Impulse-2 – um avião 100% movido a energia solar – percorrer cerca de 400 quilómetros entre Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e Mascate (Omã), naquela que foi a sua primeira de 12 viagens experimentais.

Ao longo dos próximos cinco meses, o avião vai dar a volta ao mundo, de forma a promover a utilização de energias renováveis. Algumas viagens vão durar entre cinco a seis dias – um verdadeiro desafio para o piloto que estará sentado no pequeno cockpit do aparelho.

O avião foi idealizado por dois cientistas suiços (Bertrand Piccard e Andre Borschberg) e demorou 12 anos a ser construído. O Solar Impulse-2 é alimentado por 17 mil células solares localizadas nas asas, e pesa 2,3 toneladas. As células são capazes de armazenar energia durante o dia, permitindo que o avião voe durante a noite.

Veja o vídeo da descolagem

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8