Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
5

FBI alerta Cibersegurança portuguesa para ataques a "routers"

Centro Nacional recomenda reposição de valores de fábrica.
Lusa 29 de Maio de 2018 às 22:09
Computador
Computadores
Trabalhar em frente ao computador pode provocar lesões nos olhos
Computador
Computadores
Trabalhar em frente ao computador pode provocar lesões nos olhos
Computador
Computadores
Trabalhar em frente ao computador pode provocar lesões nos olhos

O Centro Nacional de Cibersegurança foi informado pelo FBI que um software malicioso poderia afetar os routers e recomendou às entidades públicas e privadas portuguesas que repusessem os valores de fábrica dos equipamentos e fizessem atualizações às últimas versões.

Fonte oficial disse esta terça-feira à agência Lusa que, na última quinta-feira, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) recebeu uma informação do Federal Bureau of Investigation (FBI) norte-americano e no mesmo dia emitiu "um alerta para a rede nacional de entidades públicas e privadas que colaboram com o CNCS para a garantia da segurança do ciberespaço de interesse nacional".

As medidas para a mitigação do problema sugeridas passaram por "repor os valores de fábrica, reiniciar os equipamentos (routers) e realizar atualizações para as últimas versões disponíveis".

O FBI detetou um ataque de hackers originário da Rússia, no ameaçava introduzir um "malware" que iria assumir o controlo dos routers domésticos.

Segundo o jornal espanhol "El País", os hackers poderiam anular por completo a ligação à Internet e levar a cabo ataques em massa.

Numa ação coordenada em grande escala, o malware poderia anular a Internet em bairros ou cidades inteiras, devido ao grande número de marcas afetadas, como Netgear, TP-Link e Linksys.

O FBI recomendava a reiniciação do router para desativar o malware, embora sem garantias.

Os especialistas da Cisco, empresa que terá detetado o ataque, sugerem a redefinição do dispositivo para as configurações de fábrica, de forma a assegurar que nenhum vestígio do vírus se mantenha no router.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)