Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
5

Google deixa escolher destino de contas pessoais após a morte

A Google lançou uma nova ferramenta, o 'Gestor de Contas Inativas', que permite aos utilizadores decidirem o destino das suas informações nas plataformas da companhia caso morram ou deixem de aceder às contas pessoais por um longo período de tempo.   
12 de Abril de 2013 às 20:09
'Gestor de Contas Inativas' permite aos utilizadores decidirem o destino das suas informações nas plataformas do Google
'Gestor de Contas Inativas' permite aos utilizadores decidirem o destino das suas informações nas plataformas do Google FOTO: d.r.

Diariamente deixamos diversas informações nas contas pessoais do Google (mensagens, vídeos, notas, etc). No entanto, até agora esses conteúdos teriam destino incerto caso deixássemos de utilizar as plataformas por muito tempo, ou se ocorresse a nossa morte.

Com o lançamento do 'Gestor de Contas Inativas' podemos definir uma data para a conta expirar, para além do destino final dos dados e consequentes notificações da nossa morte.

Pode ser estabelecido um período de inatividade - três, seis, nove ou 12 meses - depois do qual os dados serão eliminados ou transferidos para os 'amigos' selecionados pelo utilizador. Independentemente do tempo escolhido, é emitida uma mensagem escrita (SMS) para um contacto associado à conta do Google.

As ferramentas permitem gerir serviços do Google, como o Google Drive ou o Google+. Sites de partilha de vídeos como o Youtube, embora possam ser acedidos sem conta, são personalizados caso iniciemos sessão.

Se decidirmos apagar os dados permanentemente (conteúdos públicos como comentários em blogs ou vídeos no Youtube), isso só ocorrerá depois de as restantes configurações terem sido executadas.

Porém, existe sempre a possibilidade de se enviar uma "resposta automática" para o email do utilizador.

Por fim, caso apareça um problema familiar e alguém necessite de aceder aos dados, "serão honradas as escolhas realizadas pelo gestor de conta inativa até a lei o permitir", revela um porta-voz do Google.

Google Gestor de Contas Inativas morte conteúdos públicos Google Drive Google+
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)