Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
7

Marinha estuda o fundo do mar

O navio da Marinha Portuguesa ‘Almirante Gago Coutinho’, equipado com um robô submarino capaz de pesquisar até seis mil metros de profundidade, vai estudar o fundo do mar dos Açores.

4 de Outubro de 2008 às 00:30
Missão no fundo do mar irá decorrer até 4 de Dezembro
Missão no fundo do mar irá decorrer até 4 de Dezembro FOTO: direitos reservados

Esta missão científica, que se prolonga até 4 de Dezembro, é mais um passo no sentido de Portugal alargar a sua área de jurisdição nacional sobre os recursos do solo e subsolo marinhos para além das 200 milhas da sua Zona Económica Exclusiva (ZEE).

Com a aquisição do Remotely Operated Vehicle (ROV) pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, Portugal passa a fazer parte de 'um grupo restrito de oito países' com capacidade de exploração científica do fundo do mar nessa ordem de profundidade.

Segundo a Marinha, o ROV estará ligado ao navio por um cabo, tem capacidade para a visualização de imagens em tempo real, através de câmaras de alta definição, recolha de amostras de água, sedimentos e efectua a medição de parâmetros biológicos, oceanográficos e físicos.

O ROV efectuará pesquisas em diversas fontes hidrotermais existentes no fundo do mar dos Açores, com destaque para o Lucky Strike, Rainbow, Menez Guan e Crista Médio Oceânica, zonas-alvo de atenção por parte de investigadores internacionais na busca de recursos minerais e de moléculas úteis à Medicina.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)