page view

O visionário que mudou a tecnologia mundial

Existe dois mundos diferentes: O antes e o depois da Apple. Fique a saber um pouco mais sobre o génio e a empresa que deram um avanço fulcral na era tecnológica.

22 de agosto de 2013 às 18:10

O Mundo nunca mais foi o mesmo após o surgimento da Apple. Apesar de ser apenas um dos co-fundadores da empresa de tecnologias, Steve Jobs (1955-2011) será sempre visto como o rosto da marca. Fique a conhecer um pouco da história do homem e as origens da marca.

O VISIONÁRIO STEVE JOBS

Steve Paul Jobs nasceu a 24 de Fevereiro de 1955, filho de um imigrante sírio e de uma norte-americana, mas acabou por ser adotado por Justin e Clara Jobs, com quem cresceu na Califórnia.

Foi co-fundador, em 1976, daquela que viria a ser o maior líder de tecnologia de consumo, graças ao seu espírito criativo, visionário e inovador. Atravessou inicialmente um período complicado a nível financeiro, mas acabou por se afirmar como referência no mercado das tecnologias e da comunicação. Valeram-lhe invenções como o computador Macintosh, iPhone, iPod ou iPad.

Em 1991 casou com Laurene Powell, de quem teve três filhos: Reed Paul, Erin Sienna e Eve. De um relacionamento anterior com a pintora Chrisann Brennan, nos tempos da universidade, foi ainda pai de Lisa Brennan-Jobs.

Clique na imagem para ver a fotogaleria biográfica de Steve Jobs

Em 2003, ficou a saber que sofria de um tipo de cancro raro no pâncreas, ao qual foi operado um ano mais tarde.

Os problemas de saúde continuaram, tendo mesmo sido sujeito a um transplante de fígado em 2009.

Clique no link para ver uma infografia que conta o percurso de Jobs

Liderou a Apple durante 14 anos, tendo-se retirado a 24 de agosto de 2011. "Sempre afirmei que se chegasse o dia em que não conseguisse cumprir as minhas obrigações e as expetativas como CEO da Apple, eu seria o primeiro a informá-los disso. Infelizmente, este dia chegou", escreveu na altura, em comunicado.

A 5 de outubro de 2011, não resistiu, tendo falecido aos 56 anos.

AS ORIGENS DA APPLE

A Apple Inc. surgiu a 1 de abril de 1976, em Cupertino, no estado norte-americano da Califórnia, pela mão de Steve Jobs, Steve Wosniak e Ronald Wayne (este último vendeu a sua parte pouco depois da fundação).

A empresa tem como principal objetivo a criação e comercialização de produtos eletrónicos de consumo diário, software e computadores pessoais.

A multinacional norte-americana estabeleceu-se no mercado graças à sua aposta em termos de design estético e continua aposta no marketing e publicidade.

Em 2010, a empresa revelou que contava com 46,6 mil funcionários nos seus quadros.

No segundo trimestre de 2013, o lucro líquido da Apple fixou-se nos 6,9 mil milhões de dólares (5,15 mil milhões de euros), um valor 21,8% abaixo do período homólogo de 2012, quando atingiu os 8,8 mil milhões de dólares (6,57 mil milhões de euros).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8