Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
4

Ovelhas vão doar órgãos

A criação de uma ovelha com células humanas está a agitar a comunidade científica internacional. Em Inglaterra, uma equipa de investigadores, liderada pelo professor Esmail Zanjani, da Universidade de Nevada (Estados Unidos), conseguiu, através de inseminação, que nascesse uma ovelha que é 15 por cento humana e 85 por cento animal.
26 de Março de 2007 às 00:00
Acresce o facto de alguns dos seus órgãos vitais – o fígado, o coração, os pulmões e o cérebro poderem vir a ser transplantados para seres humanos.
Esmail Zanjani passou sete anos – e gastou 7,5 milhões de euros – a desenvolver este projecto. Em 2003 já tinha criado uma ovelha cujo fígado continha uma larga proporção de células humanas que, segundo os investigadores, poderiam ser retiradas e injectadas num ser humano com deficiências hepáticas.
Apesar do cepticismo e das reticências de alguns cientistas, especialistas do King’s College de Londres e do North East Stem Cell Institute, com sede em Newcastle, pediram permissão às autoridades britânicas para trabalhar com as ovelhas com o objectivo de verificar a eficácia dos transplantes.
Actualmente, mais de sete mil pessoas aguardam transplante de um órgão em Inglaterra.
As estimativas apontam para que dois terços morram antes de se submeterem ao transplante. Por esta razão, vários clínicos estão dispostos a experimentar a doação de órgãos de uma ovelha a seres humanos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)