page view

Encontrar dadores compatíveis pela foto do Facebook

Médico desenvolve projeto revolucionário para salvar vidas.

05 de dezembro de 2015 às 14:00

É dador de medula óssea?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

É dador de medula óssea?

Robert Moore, um antigo médico canadiano da ilha de Cape Breton, está a desenvolver um projeto que pretende fazer com que seja possível encontrar dadores de órgãos compatíveis através das fotos de perfil no Facebook. O software tem o nome de GeneSetMatch e quer ajudar doentes que precisam de transplantes de medula óssea ou outro tipo de órgãos.

A equipa do canadiano que agora vive em Massachusetts, nos EUA, defende que a estrutura do rosto é um bom indicador da compatibilidade de órgãos. Esta afirmação é feita com base em vários estudos que comprovam que o sistema antígeno leucocitário – zona mais densa de genes do genoma dos mamíferos que é importante para o sistema imunitário – pode influenciar as características faciais e outros traços visíveis.

"Há uma enorme quantidade de informação no rosto de uma pessoa", explicou Robert Moore ao site CBC News.

Encontrar dadores compatíveis pela foto do Facebook

Como vai funcionar o GeneSetMatch?

Quando o software analisar uma foto de perfil no Facebook e identificar a pessoa que aparece na imagem como provável dador compatível com os doentes que procuram órgãos, a equipa que estiver a recorrer ao GeneSetMatch entra em contacto com o utilizador da rede social para verificar se está disponível para um teste médico.

Para poder finalizar o software, Robert Moore quer ter pelo menos 300 pessoas no banco de dados e precisa de 54 mil dólares (cerca de 50 mil euros). Com a exposição do projeto numa plataforma de crowdfunding – financiamento com recurso a participação financeira do público, no sentido de adquirir, por antecipação, o bem a produzir –, o médico já conseguiu reunir 1380 dólares (cerca de 1300 euros).

É o sofrimento dos doentes que desesperam por um órgão compatível que move Robert Moore no desenvolvimento deste projeto. "Tenho testemunhado a angústia dos familiares e amigos das pessoas que esperam pela doação de órgãos", acrescentou o médico.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8