Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
7

Plátano ou Carvalho? Há "apps" que respondem

Tudo o que precisa de fazer é fotografar uma folha da árvore que quer ver identificada.
Miguel Dias e Daniela Vilar Santos 16 de Agosto de 2017 às 17:26
Plátano ou Carvalho? Há 'apps' que respondem
Plátano ou Carvalho? Há 'apps' que respondem
A identificação das árvores pode agora ser uma tarefa fácil. Perceber, por exemplo, se a árvore que caiu na Madeira se tratava se um carvalho ou um plátano - uma das dúvidas que se levantou na tragédia - tem uma resposta menos complicada recorrendo às novas tecnologias.

Para uns foi um carvalho com mais de 200 anos, mas também houve quem dissesse que se tratava de um plátano.

Mas já existem várias "apps" de smartphone que tornam esta tarefa bastante mais fácil, já que tudo o que precisa de fazer é fotografar uma folha da árvore que quer ver identificada.

De seguida, estas "apps" vão olhar para os contornos das folhas, analisando os "recortes", as "bordas", o tamanho e claro, a cor das folhas, que como se sabe varia de acordo com as estações do ano. No final terá acesso a um resumo da folha e da árvore em causa, sem esquecer os frutos e as flores que dão.

Três aplicações para smartphone para identificar flora:

Leafsnap
Desenvolvida por investigadores da Columbia University, University of Maryland e do Smithsonian Institution, esta "app" só está disponível para iOS.

GardenAnswers Plant Identification
Com uma base de dados de mais de 20 mil plantas, esta "app" não só identifica plantas/árvores com base numa fotografia tirada pelo utilizador como ainda disponibiliza um pequeno resumo acerca da espécie em causa. Está disponível para Android e para iOS.

NatureGate mobile
Disponível exclusivamente para iOS, esta "app" não só o ajuda a identificar espécies de plantas/árvores como ainda lhe permite identificar aves, borboletas e peixes.
Leafsnap GardenAnswers NatureGate Android iOS Plátano Carvalho
Ver comentários