Jornalistas da CMTV agredidos processam autarca

Beatriz Henriques Ferreira e João Beirão faziam a cobertura de um incêndio quando foram visados pelo presidente da Junta de Freguesia da Barroca, no Fundão.

28 de setembro de 2024 às 01:30
Partilhar

Os jornalistas da CMTV Beatriz Henriques Ferreira e João Beirão estão a processar Fernando Barata, presidente da Junta de Freguesia da Barroca, no Fundão, por ofensas à integridade física na sequência da cobertura de um incêndio florestal naquela zona. "Fomos empurrados, agarrados, agredidos, ofendidos e expulsos da via pública" lembra a jornalista.

Tudo aconteceu no passado dia 14 de setembro, quando Beatriz Henriques Ferreira e o repórter de imagem João Beirão faziam um direto para o ‘Grande Jornal’ da tarde, na CMTV. Foram inesperadamente surpreendidos e agredidos por aquele responsável.

Pub

"Começou por empurrar o meu colega, que bateu com a cabeça na câmara, depois tirou-me o microfone e deu-me um murro no pescoço que me provocou marcas visíveis", diz a jornalista, que não consegue encontrar explicação para o sucedido. "Fomos acusados de termos o carro mal estacionado e de estarmos a impedir a passagem dos bombeiros, mas a verdade é que as próprias imagens da nossa reportagem provam que isso é totalmente falso".

Na sequência dos atos de agressão, Beatriz foi socorrida por elementos da Cruz Vermelha no posto da GNR de Silvares, onde apresentou queixa. Foi também notificada para se apresentar no gabinete de medicina legal do Hospital de Tomar.

Recorde-se que, desde 2018, as agressões a jornalistas em exercício de funções passaram a ser crime público, bem como crime de atentado à liberdade de informação, previsto e punido pelo art.º 19.º do Estatuto do Jornalista.

Pub

Em causa está agora um pedido de indemnização por parte dos jornalistas visados, que estão a receber apoio jurídico da Medialivre. "Trata-se de um ato bárbaro e selvagem que merece total repúdio. Tudo faremos para responsabilizar o autor desta ação hedionda, e levaremos essa responsabilização até às últimas consequências", afirma a direção CM/CMTV

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar