Dina Aguiar dispensada pela RTP

RTP põe fim a contrato de prestação de serviços da jornalista de 72 anos. ‘Portugal em Direto’ vai acabar em outubro.

10 de setembro de 2025 às 01:30
Dina Aguiar
Dina Aguiar Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

Dina Aguiar vai sair da RTP até ao fim deste mês. Ao que o CM apurou, a jornalista de 72 anos, que está já reformada mas que, nos últimos anos, se manteve ligada à televisão pública através de um contrato de prestação de serviços, foi chamada pelo novo diretor de informação do canal público, Vítor Gonçalves, para que lhe fosse comunicada que a sua ligação à empresa cessará nos últimos dias de setembro.

Também o programa ‘Portugal em Direto’, que apresenta desde 2005 na RTP 1, e é um dos de maior audiência do canal, vai acabar, dando lugar, a 13 de outubro, a um outro formato de informação de cariz regional, produzido no Centro de Produção do Norte (Porto), e cujo apresentador ainda não é conhecido

Pub

O CM sabe que, face às atuais restrições orçamentais que a RTP enfrenta, o valor auferido por Dina Aguiar foi considerado demasiado elevado, o que determinou o fim da ligação da jornalista à RTP. Dina Aguiar entrou para a RTP em 1978, tendo começado logo na apresentação do ‘Informação 2’, em parceria com António Mega Ferreira e José Júdice. Quando este formato acabou, passou para o primeiro canal e foi, durante mais de uma década, rosto do ‘Telejornal’. Trabalhou também nos programas ‘O País Real’, ‘País, País’ e, depois, no ‘Regiões’, que deu origem ao ‘Portugal em Direto’, que durou mais de 20 anos.

Contactados, o diretor de informação da RTP e o gabinete de comunicação da empresa pública não quiseram falar sobre o tema, remetendo “todas as novidades” sobre a nova grelha de programação da RTP 1 para um evento a realizar na próxima segunda-feira à tarde, em Lisboa. O CM tentou também obter uma reação de Dina Aguiar, sem sucesso até ao fecho desta edição.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar