TV paga continua a crescer e já tem 4,7 milhões de assinantes
92 em cada 100 famílias em Portugal subscrevem serviços de televisão, indicam números referentes ao segundo trimestre deste ano. Fibra ótica já é opção de mais de dois terços dos assinantes.
No final do 2.º trimestre do ano existiam em Portugal 4,7 milhões de assinantes do serviço de TV por subscrição, mais 40 mil (subida de 0,9%) do que no trimestre homólogo. Ainda assim, é o crescimento anual mais baixo desde 2006, referem os números divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
No segmento residencial, que no fim de junho registou 4,1 milhões assinantes - mais 28 mil (+0,7%) que no trimestre homólogo -, o que representa 88,4% do total de assinantes, a penetração atingiu 92 por 100 famílias. A esmagadora maioria dos assinantes subscreveram este serviço integrado em pacote - apenas 1,7% dos acessos foram comercializados de forma isolada (single play). A fibra ótica (FTTH/B) representava, em junho, indica o regulador, mais de dois terços (68,2%) do total de assinantes, seguindo-se a TV por cabo (24,5%), a TV via satélite - DTH (6,2%) e o ADSL (1,2%).
No segmento não residencial, o número de assinantes totalizou 538 mil, representando 11,6% do total de subscritores, e registou um crescimento de 2,2% face ao trimestre homólogo.
A Meo voltou a ser a operadora de telecomunicações com a quota de clientes deste serviço mais elevada (registou 41,9%), seguindo-se o grupo Nos (35,8%), a Voda- fone (19,4%) e o grupo Digi/Nowo (2,7%).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt