CM consolida 57,9% do mercado dos generalistas
CM vendeu mais do que os seus quatro concorrentes juntos.
OCorreio da Manhã é, cada vez mais, o jornal preferido dos portugueses, tendo atingido entre janeiro e outubro uma quota de mercado entre os diários generalistas de 57,9%.Ou seja, em cada 100 compradores de jornais em banca, cerca de 58 optam por levar consigo um exemplar do CM. Este resultado significa uma subida de 1,2 pontos percentuais face aos números do mesmo período de 2014, revelam os dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT).
Nos primeiros dez meses do ano, o Correio da Manhã vendeu em banca uma média de 104 974 exemplares diários, mais do que os seus quatro concorrentes somados (‘Jornal de Notícias’, ‘Público’, ‘Diário de Notícias’ e ‘i’).
A segunda posição da tabela dos dez jornais e revistas de informação mais vendidos em Portugal continua a pertencer ao semanário ‘Expresso’, que fechou este período com uma média de vendas de 71 584 exemplares. O terceiro posto é ocupado pelo ‘Jornal de Notícias’, que viu as suas vendas caírem em mais de 10% para um total de 47 076 exemplares, o que representa uma quota de mercado entre os diários de 26% (menos 1,1 pontos percentuais).
No quarto lugar desta tabela surge o desportivo ‘Record’ (média de 41 988 exemplares), que é seguido por duas revistas semanais: a ‘Sábado’ (29 251) e a ‘Visão’ (25 539). O desportivo ‘O Jogo’ aparece na sétima posição, com uma média de vendas em banca de 15 517 exemplares, mais do que o generalista ‘Público’ (14 910 jornais por dia, o que significa uma quota de mercado nos diários de 8,2%) e do que o semanário ‘Sol’ (11 853, ainda que neste caso os números digam apenas respeito ao período entre janeiro e agosto).
A fechar a tabela surge o ‘Diário de Notícias’, com uma média de 10 453 exemplares diários em banca (a maior queda entre os títulos analisados, de 14,2%), o que significa uma quota de mercado de 5,8%, uma descida de 0,5 pontos percentuais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt