Acionistas recebem 180 milhões de euros
Nos últimos dez anos, a Media Capital teve lucros de 159,7 milhões de euros, menos do que deu aos investidores.
Desde 2007, já após a conclusão da sua compra pelo grupo espanhol Prisa, que a Media Capital adotou uma agressiva política de distribuição de dividendos. Contas feitas, e no espaço de dez anos, a dona da TVI deu aos seus acionistas mais de 180 milhões de euros, sendo que, deste valor, mais de 169 milhões foram para os cofres da Prisa.
No mesmo período, o grupo de media gerou lucros totais de 159,7 milhões de euros. Ou seja, a Media Capital entregou aos seus acionistas mais 20 milhões do que os lucros que gerou ao longo da última década.
Este ano, o conselho de administração da empresa liderada por Rosa Cullell propôs que sejam distribuídos 17,747 milhões de euros em dividendos (92,92% do lucro) relativos ao exercício do ano passado, mas este valor só será definitivo após aprovação em assembleia geral. Recorde-se que por diversas vezes a dona da TVI acabou por entregar mais aos investidores do que o proposto pela sua administração, já que a Prisa, enquanto acionista maioritário (94,69% do capital), pode aprovar a atribuição de um montante superior. Este caso, por exemplo, sucedeu no ano passado. A administração propôs a distribuição de um dividendo de 9,296 milhões de euros, mas, por proposta da Prisa, acabou por distribuir mais de 16 milhões de euros.
Este ano, a assembleia geral está marcada para 6 de abril e a Prisa vai aprovar "um voto de louvor à atividade" desenvolvida pela administração.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt