Anúncios invadem ficção nacional
Exposição ocupou mais de 3 horas entre janeiro e setembro.
A publicitação de marcas dentro dos programas é, cada vez mais, um recurso utilizado pela RTP, SIC e TVI para captar receitas. Neste campo, as novelas portuguesas têm dedicado cada vez mais espaço à exposição de marcas. Entre janeiro e setembro, a novela ‘Mar Salgado’ foi a que mais tempo dedicou a mostrar produtos e marcas ou a pôr as suas personagens a falarem sobre as mesmas, revelam os dados do serviço Soft Sponsoring Monitor da MediaMonitor, do grupo Marktest.
No total, a novela da SIC, que já terminou, exibiu durante mais de uma hora imagens de marcas, o que representa 31% do observado entre todas as novelas portuguesas emitidas em horário nobre nos canais generalistas em sinal aberto.
Nos primeiros nove meses do ano, também as novelas ‘A Única Mulher’ (49 minutos), da TVI, ‘Jardins Proibidos’ (40 minutos), da TVI, e ‘Poderosas’ (36 minutos), da SIC, exibiram regularmente imagens de diferentes marcas nos seus episódios. Referência ainda para os produtos de ficção que tiveram exposição publicitária com menos frequência: ‘Mulheres’ (9 minutos), da TVI, ‘Coração d’Ouro’ (2 minutos), da SIC, e ‘Água de Mar (23 segundos), da RTP 1. Contas feitas, nos primeiros nove meses deste ano, foram emitidos cerca de 195 minutos de publicidade nas novelas nacionais em horário nobre, ou seja, praticamente três horas e 15 minutos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt