Arquivo da RTP online custou três milhões

António Costa destacou que a estação tem a memória dos últimos 60 anos do País.

07 de março de 2017 às 01:30
arquivo, RTP, online Foto: Lusa
Partilhar

São 6500 os conteúdos que podem já ser consultados no novo site inteiramente dedicado aos arquivos da RTP. Um investimento de três milhões de euros, financiado por fundos comunitários e apresentado na data em que a estação pública comemora 60 anos.

"Na RTP está a história dos últimos 60 anos do País", afirmou o primeiro-ministro durante a cerimónia de apresentação do site, sublinhando que "isto é serviço público". António Costa frisou ainda que o seu governo foi "o primeiro a entrar em funções sem mudar a administração da RTP".

Pub

Por seu lado, Gonçalo Reis, presidente da RTP, destacou o caráter inovador do projeto que "permite uma nova relação entre a RTP e os cidadãos". Falando sobre o novo site, o responsável revelou que até ao final do ano estarão disponíveis perto de 25 mil conteúdos que poderão ser pesquisados e visualizados gratuitamente. A página não vai permitir a transferência de conteúdos, mas terá uma opção de licenciamento para quem desejar adquiri-los para fins comerciais.

Entre os itens já disponíveis no site arquivos.rtp.pt contam-se mais de 4000 notícias e cerca de 2000 programas originais da RTP. O acervo será aumentado a um ritmo de dois mil conteúdos por mês, num processo que implica o tratamento digital de imagens gravadas em filme com uma qualidade inferior à disponível atualmente. Este processo implica o envolvimento direto de quatro funcionários.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar