Balsemão quer menos publicidade na RTP 1
Impresa revela que tem feito diligências para cumprir um protocolo assinado há 14 anos.
O fundador da SIC quer que a RTP reduza o tempo de publicidade de seis para 4,5 minutos/hora. Questionada pelo CM, fonte oficial da Impresa assume que o grupo "tem feito diligências" junto do Governo "no sentido de recordar a necessidade de cumprir o protocolo assinado em 2003 pela RTP, SIC e TVI e homologado pelo Governo".
Esse documento, acrescenta, "prevê a redução da publicidade na RTP para 4,5 minutos por hora caso os operadores privados cumpram um conjunto acrescido de contrapartidas de prestação de serviço público". E a SIC acredita que "está aberto o caminho para o Governo poder decidir" nesse sentido.
Contudo, a tutela não tem o mesmo entendimento. Ao CM, o gabinete do ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, adianta que "o Governo não está a equacionar diminuir o espaço publicitário na RTP, pois esta receita ainda é necessária para o equilíbrio financeiro da empresa", acrescentando que a redução presente no protocolo constava de "um anexo" e que era "um cenário hipotético que nunca foi objeto de decisão pelos sucessivos governos".
O grupo de Pinto Balsemão considera que esta alteração seria "benéfica para todo o setor" e defende mesmo que o modelo da britânica BBC e da espanhola TVE, "que não têm publicidade, deveria ser ser implementado em Portugal".
Contactada pelo CM, a RTP não fez comentários. Já a TVI não respondeu até ao fecho desta edição.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt