Cem mil ouvintes por ano
Exactamente seis meses depois de arrancar com um outro perfil, o Rádio Clube Português (RCP) já pensa num crescimento anual de 100 mil ouvintes, segundo o seu director. Luís Osório, apesar de uma quebra, está satisfeito com os resultados das audiências do último trimestre, que apontam para uma média de cerca de 120 mil ouvintes/dia.
“Comprometo-me a ganhar 100 mil ouvintes todos os anos”, diz ao CM o director da estação, lembrando que o objectivo se refere “aos próximos cinco anos”. “Inevitavelmente, perdemos quase todos os ouvintes que tínhamos, porque houve uma mudança radical” no formato da rádio.
Do primeiro para o segundo trimestre, o RCP desceu dos 2,2% de Audiência Acumulada de Véspera para os 1,4%, segundo os dados da Marktest. Luís Osório desvaloriza a perda. “Janeiro não conta, porque só passámos a rádio de palavra no fim do mês. Por isso, 1,4% é o nosso primeiro valor”, esclarece. Para o próximo ano, a meta é chegar aos “2,4% de audiência”, o que implica uma mudança, que se “manterá até Julho de 2008”. O objectivo é “ter um projecto ganhador”, sublinha o director da emissora.
Nos primeiros seis meses do renovado RCP “aproveitámos para adaptar a equipa ao projecto, que é difícil”, explica Osório, adiantando que, a partir de 10 de Setembro, a rádio da Media Capital terá uma nova grelha.
Osório quer ter uma “rádio de influência”, o que passa, por exemplo, pela contratação da jornalista Ana Sousa Dias e pela manutenção dos comentadores Pacheco Pereira e Dias Loureiro, mas admite, também, ser possível contratar “mais duas ou três pessoas” para a área do comentário.
Apesar de ter cerca de 120 mil ouvintes e de o projecto “ambicioso” estar a passar por uma fase de projecção, Osório garante que o orçamento é cumprido, “quer em receitas, quer em despesas”.
“Uma das críticas que nos fazem é não passarmos música”, refere o director da estação. Osório, contudo, lembra: “Quando temos um programa de música, perdemos audiência.”
A denominada “rádio de palavra” é alvo de algumas comparações com a TSF . Osório não gosta e, por isso, enfatiza: “Entre Janeiro e Julho tivemos mais notícias e fomos mais activos que a TSF.”
MAIS MEIOS PARA JOÃO ADELINO FARIA
Para cumprir os objectivos a que se propõe, aumentar a audiência para 2,4%, no próximo ano, o RCP vai mudar a grelha de programação já a partir de 10 de Setembro. João Adelino Faria, que há seis meses deixou de ser pivô da SIC Notícias, para integrar a direcção da rádio e apresentar o ‘Minuto a Minuto’ mantém-se no programa, “mas com mais meios”, como esclarece Luís Osório.
As novas apostas passam pelo fim da tarde, entre as 17h00 e as 20h00, com o ‘Janela Aberta’, programa que será apresentado pela jornalista Ana Sousa Dias, a qual deixa assim de colaborar na RTP. Os fins-de-semana também vão mudar. Entre as 07h00 e as 13h00, “vamos fazer um grande investimento”, garante o director. “Ao início da manhã teremos um programa em que tudo pode acontecer”. Trata-se de um ‘talk-show’ com repórteres na rua, em “sítios imprevistos”, adianta ao CM Luís Osório.
Entre as 10h00 e as 13h00, a aposta do director vai para um magazine que “funcionará como uma espécie de revista da semana, com a presença de algumas personalidades”. A aposta final será “um programa desportivo”, com início às 18h00.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt