Concursos na TV alvo de críticas
Diretiva da ERC sobre chamadas de valor acrescentado na TV.
Em 2014, os programas de entretenimento da RTP, SIC e TVI foram um pretexto para justificar os concursos de participação telefónica, já que o incentivo às chamadas de valor acrescentado ocupou substancialmente o tempo do formato, desvirtuando o conteúdo e tornando-o essencialmente promocional.
Esta é a conclusão de uma deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que está agora a preparar uma diretiva sobre este tipo de concursos, que só no ano passado renderam cerca de 60 milhões de euros à SIC e à TVI em chamadas de valor acrescentado.
O regulador procedeu a esta averiguação depois de ter recebido inúmeras reclamações sobre a intensa publicitação dos concursos nos três canais generalistas. A ERC solicitou ainda parecer a outras entidades sobre a matéria e, após análise, considerou que os apelos constantes, longos e repetitivos a esses concursos "atentam contra a dignidade humana".A Direção-Geral do Consumidor fala em "práticas comerciais agressivas". Também ao Provedor de Justiça chegaram reclamações. Os queixosos apontaram a forma como os canais dão destaque ao custo das chamadas telefónicas, ao regulamento e ao prémio. Estas informações, diz o regulador, têm de ter todas o mesmo destaque.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt