Crescimento da TV paga continua a abrandar
Desde 2006 que o número de novos assinantes não era tão baixo. Há agora 4,7 milhões de subscritores. O regulador das telecomunicações diz que 92 em cada 100 famílias pagam para ver televisão.
No final do 3.º trimestre existiam 4,7 milhões de assinantes de TV por subscrição em Portugal, mais 34 mil do que no trimestre homólogo. Diz a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) que o ritmo de crescimento do número de subscritores deste serviço voltou a abrandar, registando-se o crescimento anual mais baixo desde 2006.
No final de setembro, a fibra ótica (FTTH/B) representava 69,2% do total de assinantes, seguindo-se a TV por cabo (23,7%), a TV via satélite - DTH (6%) e o ADSL (1,1%). No total, existiam 4,1 milhões de assinantes residenciais do serviço de distribuição de TVS, mais 22 mil (+0,5%) que no trimestre homólogo, e representavam 88,4% do total de assinantes. Ainda segundo o regulador, no segmento residencial, a penetração deste serviço atinge agora 92 por cada 100 famílias (menos 1,4 pontos percentuais face ao trimestre homólogo). Já no segmento não residencial, o número de subscritores totalizou 543 mil, representando 11,6% do total de assinantes, e registou um crescimento de 2,3% quando em comparação com o trimestre homólogo.
A Meo foi o prestador com a quota de assinantes do serviço de distribuição mais elevada (42%), seguida da Nos (35,8%), Vodafone (19,3%) e do grupo Digi/Nowo (2,7%). A esmagadora maioria dos assinantes subscreveram o serviço integrado em pacote; apenas 17% dos acessos foram feitos de forma isolada (single play).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt