Diretor da RTP debaixo de fogo após desabafo sobre violações

Paulo Dentinho diz que escreveu mensagem “a pensar nas mulheres vítimas de violação” e “não contra Ronaldo”.

06 de outubro de 2018 às 01:30
Paulo Dentinho pode assumir cargo na RTP Internacional Foto: Direitos Reservados
RTP, Rosário Salgueiro, Duarte Valente, Andreia Neves, Bruxelas, Paulo Dentinho, António Esteves Martins, União Europeia, Márcia Rodrigues Foto: Pedro Catarino

1/2

Partilhar

"Há violadas de primeira, violadas de segunda categoria, violadas de terceira categoria, etc. Depende do estatuto delas mas, sobretudo, do estatuto deles", começou por escrever Paulo Dentinho num post partilhado no grupo fechado a amigos do Facebook e que, uma hora mais tarde, decidiu eliminar, com receio de que "a linguagem mais dura" pudesse desagradar a algumas pessoas.

1 / 1
FOTO: Direitos Reservados
Diretor da RTP debaixo de fogo após desabafo sobre violações
Pub

Mas uma hora bastou para que o "desabafo" do diretor de informação se tornasse viral, sendo acusado de estar a referir-se a Cristiano Ronaldo. Manuela Brandão, porta-voz da Gestifute, empresa que gere a carreira do jogador, foi das primeiras a reagir. "Há directores de primeira, directores de segunda e aqueles que nunca na p. da vida deviam ocupar um lugar de tamanha responsabilidade por não terem o mínimo exigível de qualidade, profissionalismo, isenção, carácter, credibilidade e bom senso", escreveu na rede social.

Outra pessoa a expressar indignação face ao texto de Paulo Dentinho foi Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que, sabe o CM, ligou diretamente ao presidente da RTP, Gonçalo Reis. Contactada, a estação escusou-se a comentar o assunto.

Pub

Já Paulo Dentinho nega estar a ser alvo de qualquer inquérito por parte da RTP e explica que o que escreveu foi fruto de um "momento emocional". "Estava a preparar um programa que faz o balanço de um ano do movimento #MeeToo [‘Mundo Sem Muros’, hoje, às 11h10, na RTP3] e todas aquelas histórias fizeram-me recordar um caso de violação que me marcou profundamente. Além disso tenho três filhas...", afirma o diretor de informação da RTP.

E acrescenta: "Escrevi o que escrevi a pensar nas mulheres e num contexto global do abuso sexual. Não era contra o Ronaldo nem estou a tentar crucificar ninguém!".

Publicação apagada devido a linguagem  

Pub

Paulo Dentinho eliminou o texto publicado no grupo fechado a amigos devido à linguagem. "Era exagerada", assumiu.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar