ERC volta aos lucros após ano negro

No ano passado, regulador teve resultado positivo de 268 mil euros. Em 2016 tinha registado um prejuízo histórico.

29 de julho de 2018 às 01:30
ERC Foto: Helena Foncini
entidade reguladora para a comunicação social Foto: Helena Poncini / Correio da Manhã

1/2

Partilhar

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) fechou o ano passado com um resultado líquido positivo de quase 268 mil euros, de acordo com o relatório e contas entregue à Assembleia da República, a que o Correio da Manhã teve acesso.

Este valor representa uma melhoria significativa face a 2016, ano em que o regulador dos media registou um prejuízo histórico de 495 mil euros. Foi a primeira vez, desde que o organismo foi fundado (em 2006), que as contas da ERC registaram um resultado líquido negativo. Na altura, o regulador justificou o resultado com o facto de ter dado "cumprimento à recomendação do Tribunal de Contas, por ocasião da homologação da conta relativa à gerência do ano de 2014, no qual foi observado o princípio da prudência consignado no POCP [Plano Oficial de Contabilidade Pública] com a constituição de provisões de cobrança duvidosa no total de 891 145,68 euros".

Pub

As contas de 2017 revelam um ligeiro crescimento nas receitas face ao ano anterior (0,68%), para 4,58 milhões de euros. As maiores fontes de rendimento foram as taxas de regulação e supervisão aplicadas às empresas de comunicação social (2,1 milhões de euros), a transferência do Orçamento do Estado através da Assembleia da República (1,8 milhões de euros) e a transferência da Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações (um milhão de euros). Por outro lado, verificou-se uma descida de 14,5% nos custos, para 4,32 milhões.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar