ERC multa SIC em 20 mil euros
Canal não colocou sinalética adequada no programa com polígrafo.
A SIC foi multada em 20 mil euros pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Em causa, o programa ‘O Momento da Verdade’ (2008), que motivou queixas de seis cidadãos que alegaram que o formato, então apresentado por Teresa Guilherme, preconizava a "exploração da privacidade do indivíduo a troco de uma recompensa monetária".
A ERC, liderada por Carlos Magno, considera que a SIC "poderia e deveria ter identificado toda a série de programas ‘O Momento da Verdade’ com a sinalética apropriada".
No processo, o regulador recorda uma deliberação de 2009, a qual deu origem à atual, e na qual afirma que é a própria SIC que fornece a prova de ter violado a lei da televisão [não difundiu programas acompanhados de identificativo e desrespeitou o horário (22h30)].
Este processo arrasta-se desde 2008, altura em que a ERC era presidida por Azeredo Lopes, e, ao que o CM apurou, a presente contraordenação só agora foi tomada devido a recursos do canal de Carnaxide. "Foi um processo complicado", diz ao CM Arons de Carvalho, vice-presidente da ERC. O CM tentou contactar a SIC, mas sem sucesso.
De recordar que o programa desafiava o participante a responder a perguntas relacionadas com a sua vida pessoal, sendo a verdade apurada com recurso a um polígrafo (aparelho detetor de mentiras).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt