Escrava Isaura RTP 1

A RTP 1 está em negociações com a rede de televisão brasileira Record para exibir em 2005 a nova versão da telenovela que lançou Lucélia Santos, em 1976, ‘Escrava Isaura’, originalmente produzida pela Globo.

24 de dezembro de 2004 às 00:00
Partilhar

“Já está tudo acordado, falta só assinar contrato”, o que deverá acontecer em breve, como confirmou ao CM Luíz Andrade, director de programas do canal estatal.

O ‘remake’ desta telenovela é uma adaptação mais fiel do romance homónimo de Bernardo Guimarães e, desta feita, é protagonizada pela actriz brasileira Bianca Rinaldi, que interpreta o papel da escrava perseguida por Leôncio, filho de um poderoso comendador.

Pub

Além de Lucélia Santos no principal papel, o original tinha ainda como protagonista o actor Rubens de Falco (‘Leôncio’), que regressa nesta nova versão na pele de ‘Comandante Almeida’, um fazendeiro todo poderoso.

‘Escrava Isaura’ foi a segunda produção brasileira mais vista no estrangeiro (em 70 países), depois de ‘Terra Nostra’ (Globo), vendida para 84 países. Uma das razões que justificou a sua aquisição pela RTP. “Adquirimos a ‘Escrava Isaura’ pelo seu enorme interesse. Além da história abordar o tema da escravatura, que também toca a Portugal, foi um enorme êxito”, lembra Luíz Andrade.

REGRESSO ÀS NOVELAS?

Pub

E se pensa que este poderá ser o pronúncio do regresso da RTP à exibição de telenovelas, desengane-se. Pelo menos assim o garante o responsável da programação: “Isto não significa o regresso da RTP às telenovelas.”

Recorde-se que a última novela exibida pela estação estatal, ‘Lusitana Paixão’, da autoria de Francisco Moita Flores, foi exibida em 2002.

Ainda sem horário definido, a novela brasileira (já em exibição há dois meses no Brasil) será transmitida diariamente, em data a anunciar nos finais de Janeiro, como avançou à Lusa Ricardo Frota, gerente nacional de comunicação da Record. Luíz Andrade confirma: “Só podemos decidir depois de ajustar as grelhas de programação agora também dependentes das eleições, dos debates em televisão...”

Pub

A novela da Record deverá ser exportada também para outros países, nomeadamente para Colômbia e Venezuela, como antecipou à agência Lusa Ricardo Frota.

'BOCAGE' E JOÃO SEMANA EM 2005

Para o novo ano, a televisão estatal está já a ultimar as novidades. ‘Bocage’ é a nova série de treze episódios em preparação, produzida pelas Produções Fictícias, numa estratégia do canal que parece reforçar a aposta em seriados.

Pub

“É oportuno, pois é o ano de comemorações do segundo centenário sobre a morte do poeta”, recorda Luíz Andrade, director de programas da RTP. A 14 de Janeiro arranca também a nova série de Moita Flores, ‘João Semana’, que, segundo o responsável, traz “uma interpretação brilhante de Nicolau Breyner” no papel de protagonista, numa produção que “segue a mesma linha da ‘Ferreirinha’”.

Para o fim-de-ano, a RTP tem já pronto o programa de entretenimento da D & D, com várias figuras conhecidas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar