Estória de poder e paixão
Uma mão-cheia de actrizes consagradas dão vida às personagens de ‘Belíssima’, novela que a SIC estreia em 2006.
São Paulo, a maior cidade brasileira, vai ser pela primeira vez cenário de uma novela da Globo,‘Belíssima’, que substituirá ‘América’ na grelha da SIC. Em São Paulo reside a poderosa família Assumpção, proprietária da fábrica de lingerie ‘Belíssima’. Apesar de rica e glamorosa, a família esconde muitos dramas, ódios e paixões. Bia Falcão (Fernanda Montenegro) é a matriarca desde que a filha Stella Assumpção, famosa pela sua beleza, morreu num acidente aéreo com o marido.
Pedro é uma afronta que Bia Falcão não consegue engolir. O rapaz, bonitão e sedutor, nunca ligou aos negócios da família e, para desespero da avó, apaixona-se por Vitória (Cláudia Abreu), que ganhava a vida a vender rebuçados nos semáforos de São Paulo. Para fugir à avó, Pedro vai morar com Vitória numa ilha grega, onde abre um restaurante. Em terras helénicas (onde as gravações da novela duraram um mês), eles fazem amizade com o grego Mikos Petrakis (Toni Ramos), um boémio que, apesar de nunca ter estado em terras brasileiras, fala fluentemente português e tem um laço dolorosamente forte e permanente com o Brasil: a sua mulher, a bela Katina (Irene Ravache), grávida na altura, fugiu há muitos anos para São Paulo com um turco por quem se apaixonou, Murad (Lima Duarte), e nunca mais deu notícias. Mikos tenta localizar Katina e conhecer o filho.
E é na casa de Katina que vão acontecer as maiores e mais hilariantes confusões, graças a Safira (Cláudia Raia), um dos três filhos da grega com o turco. Espalhafatosa e gesticulante, ela tenta manter-se fiel ao japonês, dono da mercearia e peixaria, mas não consegue deixar de desejar o vizinho Pascoal (Reinaldo Gianechini). Dono da oficina mecânica da rua, Pascoal, rude e sempre cheio de graxa, é a maior atracção turística para as mulheres do bairro, que vivem seduzidas pela sua beleza e ar másculo. Apesar de não lhe faltarem mulheres, Pascoal não consegue tirar Safira da cabeça...
OS IRMÃOS ASSUMPÇÃO
Júlia (Glória Pires) vive atormentada com o acidente dos pais e está longe da beleza que tornou a mãe um ícone internacional. Gere a fábrica ‘Belíssima’ sem entusiasmo e, para piorar a relação com a avó, apaixona-se por um operário.
Bia (Fernanda Montenegro) criou os netos, Júlia e Pedro (Henri Castelli) com carinho mas muito autoritarismo. Ainda hoje, apesar de adultos, ela tenta controlar a vida deles.
A fogosa Safira (Cláudia Raia), agora casada com um japonês de pouca conversa, já vai no quinto marido. Teve filhos com todos e comanda uma verdadeira torre de babel, pois os seus ex-conjuges são de nacionalidades diferentes.
Sílvio de Abreu, autor de ‘Belíssima’, é conhecido por criar estórias recheadas de personagens tipicamente brasileiras. Entre os seus sucessos contam-se: ‘Rainha da Sucata’, ‘Sassaricando’, ‘A Próxima Vítima’ e ‘Da Cor do Pecado’.
Canal: SIC.
Estreia: 2006.
Formato: Novela.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt