Famílias de crianças contra 'SuperNanny'

Familiares contactaram comissão de proteção de menores para pedir ajuda.

19 de janeiro de 2018 às 01:30
Supernanny, SIC, CNPDPCJ, crianças, maus-tratos, programa, polémica, família, pais, educação Foto: Direitos Reservados
Supernanny, SIC, CNPDPCJ, crianças, maus-tratos, programa, polémica, família, pais, educação Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

Depois das duras críticas lançadas à SIC e ao programa ‘Supernanny’, que estreou no passado domingo, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) já foi contactada por familiares das duas crianças que participam no próximo programa para impedir a transmissão do mesmo.

Entretanto, a Procuradoria- -Geral da República (PGR) disse ao CM estar "a acompanhar a situação e a analisar todas as possibilidades legais de intervenção". "No que diz respeito ao programa já emitido, existindo um processo de promoção e proteção a favor da criança na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, o Ministério Público [MP] acompanha a atividade daquela comissão", acrescenta.

Pub

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Loures quer que a SIC retire todas as imagens do primeiro programa, apresentado pela psicóloga Teresa Paula Marques que exponham a criança. Em articulação com o MP, deu 48 horas à estação para fazê-lo, caso contrário poderá ser acusada do crime de desobediência. A SIC já disse que a CPCJ não tem legitimidade legal para impor esta decisão e mostrou-se disponível para prestar quaisquer esclarecimentos junto do MP.

Recorde-se que os pais da criança do programa de estreia de ‘Supernanny’ foram chamados à CPCJ de Loures na passada segunda-feira, depois da CNPDPCJ emitir um comunicado a alertar para o "elevado risco" de o formato "violar os direitos das crianças, designadamente o direito à sua imagem, à reserva da sua vida privada e à sua intimidade".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar