Grupos de media em layoff também vão receber publicidade
Governo não impõe condições à atribuição de verbas.
O Estado vai antecipar a compra de publicidade institucional nos órgãos de comunicação social como forma de ajudar o setor dos media a ultrapassar a crise provocada pela Covid-19.
A medida, esta sexta-feira anunciada pelo Governo, abrange todos os grupos que prosseguem atividades de informação generalistas, mesmo aqueles que entraram em layoff, como ‘A Bola’, o ‘Jornal Económico’ e o grupo Impala. A estes junta-se a Global Media na próxima 2ª feira, apurou o CM
Ao todo, serão alocados 15 milhões de euros (valor três vezes superior ao previsto no Orçamento do Estado) "na aquisição de espaço para publicidade, através de TV e rádio, em programas generalistas e temáticos informativos, e através de publicações periódicas de informação geral", afirmou a ministra da Cultura Graça Fonseca.
Deste valor, 75% serão entregues aos meios nacionais e os restantes 25% à imprensa local e regional. A Lusa e a RTP não estão incluídas por já receberem dinheiro do Estado. A governante disse esperar que os montantes comecem a chegar às empresas ainda este mês.
Os critérios para a distribuição de montantes respeitarão a lei da publicidade institucional, que, entre outros, estabelece critérios de circulação e de âmbito geográfico. Mas, só na próxima semana, o Governo vai iniciar o trabalho com empresas e organizações do setor para fechar a distribuição e o espaço desta publicidade institucional, que poderá ser utilizado até 2021.
"Na semana seguinte, esperamos já estar a fazer campanhas e a concretizar o crédito que será antecipado", adiantou a ministra, admitindo que o valor poderá ter de ser reforçado nos próximos meses e que o Governo vai "avaliar [mais] medidas a adotar no futuro".
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