Luís Marinho acerta rescisão com a RTP

Proposta partiu do ex-administrador e foi aceite pela empresa.

05 de maio de 2016 às 08:25
Luís Marinho acerta rescisão com a RTP Foto: Sérgio Lemos
Partilhar

Luís Marinho vai deixar a RTP. Segundo apurou o Correio da Manhã, o antigo administrador do grupo público de rádio e televisão propôs a sua saída, um pedido que foi aceite pela empresa presidida por Gonçalo Reis.

O CM questionou a RTP sobre os termos desta rescisão, mas a empresa não fez comentários. Já Luís Marinho não atendeu as chamadas do CM nem respondeu às mensagens enviadas.

Pub

De acordo com informações recolhidas pelo CM, e apesar de a RTP não ter nenhum Plano de Apoio a Saídas Voluntárias (PASV) a decorrer neste momento (o último teve lugar em 2014), a empresa continua a negociar saídas pontuais de alguns dos seus trabalhadores, aplicando os critérios definidos no último PASV.

Segundo sabe o CM, estes definiam a atribuição de 1,35 salários por ano de casa, sendo que o tecto máximo da indemnização nunca poderia ultrapassar os 150 mil euros. O valor que a RTP vai pagar a Marinho não é conhecido, mas segundo fontes contactadas pelo CM estará próximo dos 100 mil euros.

Pub

Luís Marinho, de 62 anos, chegou à RTP em 2001, com Emídio Rangel. Na altura, assumiu o cargo de subdiretor de informação. E a partir daí foi promovido por diversas vezes. Em 2003, assumiu a direção de informação e programas da RDP, para no ano seguinte passar a diretor de informação da RTP, onde permaneceu até 2008.

Com a entrada de Guilherme Costa para a presidência da empresa, ‘saltou’ para a administração da RTP, onde ficou até 2011. Nesse ano, começou um percurso descendente. Passou a ocupar o posto de diretor-geral de conteúdos, tendo depois assumido a direção de estratégia de grelha em 2014.Já no ano passado, com a chegada de Gonçalo Reis à presidência da empresa pública, assumiu um cargo no gabinete de projetos especiais, onde permanecia atualmente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar