RTP reclama 26,7 milhões de euros ao Estado.
O Ministério das Finanças e a RTP já chegaram a um entendimento para que o Estado subscreva um aumento de capital de quase 26,7 milhões de euros na empresa pública.
Contactado pelo CM, o ministério liderado por Mário Centeno revela que "está a par do aumento de capital pretendido pela RTP", acrescentando que já existe "um acordo de princípio para a sua concretização". Neste momento, adianta, "encontra-se em análise a respetiva operacionalização" deste aumento de capital.
De recordar que o Orçamento e Plano de Investimentos da RTP para 2016 referia que, "com vista a regularizar o valor remanescente da dívida do Estado para com a RTP relativa ao período anterior a 2003 (valor de dívida sancionado pela Direção-Geral de Concorrência da Comissão Europeia nas decisões de 2006 e 2011), a RTP irá desenvolver esforços no sentido de obter um aumento de capital de 26,69 milhões de euros em 2016".
Por definir está ainda o futuro do arquivo audiovisual da RTP. Neste caso, o grupo público pretende "a resolução do dossiê relacionado com a posse do arquivo e a conversão do respetivo empréstimo em Capital Social da RTP, situação já proposta superiormente".
De recordar que, em 2011, a Direção-Geral do Tesouro entregou à RTP 150 milhões sobre a forma de adiantamento para a aquisição do arquivo audiovisual. Sendo que a atual administração pretende ficar com o acervo e com o dinheiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.