Marcelo Rebelo de Sousa surpreendido com compra da agência Lusa
Atualmente, o Estado detém 50,15% da Lusa, com a Global Media a ser detentora de 23,36% e a Páginas Civilizadas 22,35%.
O Governo vai mesmo avançar para a compra da participação da Global Media (GM, dona do ‘JN’, ‘DN’ e TSF) na agência de notícias Lusa. Isto apesar de, contactado pelo CM, o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa dizer "nada saber" do negócio.
A direção do PSD foi informada pelo Executivo de que a compra seria concluída em breve e os sociais-democratas opuseram-se à decisão, por entenderem que este Governo, que está demissionário, não tem condições para levar em diante este tipo de operação. A notícia foi avançada esta quarta-feira pelo ‘Observador’ e confirmada pelo CM
Recorde-se que, já na terça-feira, Marco Galinha, ‘chairman’ da GM, responsável pelas negociações com o Estado, tinha dito à Lusa que as conversações estavam "bem encaminhadas" e que o negócio deveria ficar concluído antes da dissolução da Assembleia da República.
Os valores deste negócio ainda não são conhecidas mas é praticamente certo que parte da receita da venda, equivalente à percentagem detida pela GM, irá para a empresa que detém ‘JN’, ‘DN’ e TSF. Atualmente, o Estado detém 50,15% da Lusa, com a Global Media a ser detentora de 23,36% e a Páginas Civilizadas 22,35%. O fundo suíço Union Capital Group (UCAP Group) controla a maioria (51%) do capital da Páginas Civilizadas, a qual detém 41,5% da Global Media.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt