Negócio da compra da TVI tem hoje Dia D
ERC emite parecer sobre a operação: se for desfavorável negócio cai por terra. Caso contrário, bola fica do lado da AdC.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) entrega hoje à Autoridade da Concorrência (AdC) o parecer sobre a compra da Media Capital, dona da TVI, pela Altice, que detém a MEO.
É o último dia do prazo previsto para a divulgação deste documento decisivo para a concretização do negócio que está a agitar os mercados da comunicação social e das telecomunicações: se a ERC se pronunciar favoravelmente a palavra final caberá à AdC, única entidade que ainda poderá impedir a operação; caso o regulador dos media se oponha, o negócio está condenado ao fracasso, dado que o parecer da ERC é vinculativo.
Ontem de manhã, o conselho regulador da ERC reuniu-se para discutir a operação, mas só hoje, em nova reunião, será tomada a decisão final, apurou o CM junto de fonte do organismo.
Ao que tudo indica, Carlos Magno (presidente da ERC), Arons de Carvalho (vice-presidente) e Luísa Roseira (vogal) foram confrontados com um parecer desfavorável por parte dos seus serviços técnicos.
Recorde-se que a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) já revelou estar contra o negócio, num parecer não vinculativo, tal como os principais grupos de comunicação social e operadores de telecomunicações nacionais.
De lembrar que a Altice, através da MEO, pretende comprar a Media Capital (dona da TVI, da produtora Plural e da Rádio Comercial, entre outros meios) à Prisa por 440 milhões de euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt