NOVELA DA SIC PARA SURDOS
Um tipo de legendagem televisiva para surdos com símbolos para a entoação de voz e identificação das personagens está a ser testada na SIC, por uma equipa da Escola Superior de Tecnologia de Gestão (ESTG) de Leiria.
A novela 'Mulheres Apaixonadas' contém, desde a passada segunda-feira, através do teletexto, um tipo de legendagem inovador, com figuras desenhadas, cores, símbolos de notas de música e de ruídos, bem como sinais que identificam o autor do som.
Os surdos estão habituados à língua gestual e "lêem o português escrito como uma segunda língua", explicou Josélia Neves, docente do Departamento de Ciências da Linguagem da ESTG e coordenadora deste projecto.
Nesse sentido, a introdução de legendas apenas como substituto escrito da fala acaba por ter uma eficácia muito reduzida, já que os surdos não conseguem perceber as frases ou captar a entoação das expressões. Além disso, o público surdo poderá, agora, identificar com maior facilidade o autor da fala, sem ter que recorrer à leitura dos lábios.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt