Papa Leão XIV aposta no Instagram

Em menos de 24 horas, o sumo pontífice contabilizou 10 milhões de seguidores.

15 de maio de 2025 às 01:30
Papa Leão XIV Foto: Domenico Stinellis/AP
Papa Leão XIV com o cardeal Américo Aguiar Foto: DR
Leão XIV promete seguir a “linha” de Francisco Foto: DR
Papa Leão XIV reuniu-se com jornalistas de todo o mundo no Vaticano
Papa Leão XIV Foto: Direitos Reservados

1/5

Partilhar

Uma semana após ter saído fumo branco da chaminé do Vaticano, o novo Papa, Leão XIV, passou a ter uma página oficial no Instagram que, em menos de 24 horas, arrecadou dez milhões de seguidores.

Já no ‘X’, o pontífice recém-eleito herdou a conta @Pontifex, que antes era usada pelo Papa Francisco e, antes dele, por Bento XVI. Francisco Bergoglio teve uma presença muito expressiva em ambas as redes sociais (no Instagram a sua conta era @Franciscus). Ao longo do seu pontificado fez cerca de 50 mil publicações (em ambas as contas) e chegou a reunir um total de 52 milhões de seguidores de todo o mundo. As suas publicações eram feitas em nove línguas.

Pub

Entretanto, Leão XIV já fez a primeira partilha oficial dirigida aos fiéis: “A paz esteja com todos vós! Esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor. Também eu gostaria que esta saudação de paz entrasse no vosso coração, chegasse às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que se encontrem, a todos os povos, a toda a terra”, pode ler-se.

A mensagem, escrita em sete idiomas, é ilustrada por uma galeria de imagens do dia da eleição. Este não é um terreno novo para Robert Prevost, que antes de ser escolhido para o cargo, enquanto cardeal, já era um utilizador regular do antigo Twitter e atual ‘X’, não hesitando em publicar posições políticas na conta @drprevost e críticas à política de imigração do Presidente norte-americano, Donald Trump, e do vice-presidente, JD Vance.

No ‘X’, os conteúdos publicados pelo Papa Francisco nos últimos anos vão ser arquivados numa secção especial do site institucional da Santa Sé (Vatican.va).

Pub


Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar