page view

Papa Leão XIV já falou sobre visita a Fátima: "O que um cardeal planeia é diferente do que um Papa realiza"

Turquia, Peru e Ucrânia também poderão ser visitados pelo novo líder da Igreja Católica.

13 de maio de 2025 às 11:17

Portugal, Turquia, Peru e Ucrânia poderão estar no roteiro de viagens do Papa Leão XIV, o novo líder da Igreja Católica, escolhido pelos 133 cardeais, ao segundo dia do Conclave, na passada quinta-feira, dia 8 de maio.

Fátima

Enquanto cardeal, Robert Prevost nunca chegou a ir a Fátima, embora tenha pensado em visitar o Santuário. "Os planos mudaram", disse. Segundo o La Repubblica, quando confrontado por uma jornalista portuguesa sobre a sua ida a Fátima, Leão XIV respondeu: "O que um cardeal planeia é diferente do que um Papa realiza".

Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convidou o novo Papa para uma “visita apostólica” a Kiev. Numa conversa com Leão XIV, Zelensky agradeceu-lhe o apoio e ajuda para trazer de volta para casa as "milhares de crianças que foram deportadas pela Rússia", mencionando a mediação humanitária do cardeal Matteo Zuppi, cita o La Repubblica.

 “Uma visita assim traria verdadeira esperança a todos os fiéis e ao nosso povo”, escreveu Zelensky na plataforma X.

O Papa Francisco já tinha manifestado vontade em ir a Kiev e Moscovo. 

Turquia

A mesma fonte indica que a primeira viagem do Papa Leão XIV deve ser à Turquia, para o aniversário do Concílio 325. “Estou ciente do projeto, estamos a organizar”, disse o líder da Igreja Católica. O La Repubblica revela que Ancara também deverá ser um destino considerado pelo Papa. O convite formal poderá surgir durante o encontro com o patriarca de Constantinopla, Bartolomeu, que estará presente na missa de início do pontificado marcada para o próximo dia 18 de maio.

Peru

Robert Prevost, de 69 anos, viveu no Peru durante 20 anos. Leão XIV não tem dúvidas de que "não vai voltar em breve" para o país, mas deixou os peruanos esperançosos com a possibilidade de viajar até ao território.

 “Esperem notícias minhas no Peru em breve”, disse o papa à jornalista peruana Paola Ugaz.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8